Noticias: [Musica+Letra] Switch Fx - Daquela Vez | [Apoio] MMO'S Place | [WebClipe] Sexcole | [Bandas + WebClipe] Depois da Tempestade | [Bandas] As Dawn Breaks | [Estúdio Breakdown] Ensaio na FAIXA | NO COTAS | [Bandas] Drive | [Bandas] In Box | [Entrevista + Banda] Nihil | [Estúdio Breakdown] Promoção | Manifesto contra cota de ingressos em SP | [Apoio] Byz Brasil Studio | [Bandas] Sea Smile | [Bandas] John Wayne | [Bandas] Suíte7 | [Bandas] HENOVA | [Bandas] Waves

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

[Solo] Cassia Novello

Boa noite galera!

Tudo bom com vocês?! Esperamos que sim!

Hoje estamos com a segunda publicação do dia e iremos falar sobre o projeto da Cassia Novello, conheça melhor, confira. Vamos que vamos!


“Um desejo demora a virar concreto / E o barco é lento mesmo no rio correto” e Cássia Novello segue sem pressa, mas cheia de desejo em busca de um sonho desde o início de seu percurso. Percurso iniciado no lançamento do EP Noturna (Independente, 2011), ou ainda antes, quando deu voz aos clássicos do rock com a banda Roof Cats. O caminho do desejo trouxe Cássia Novello – essa figura híbrida entre a arte e a ciência, entre a música e a computação – até ao lançamento de seu primeiro disco, noturna (Independente, 2013), homônimo do EP que lhe serviu de prévia há dois anos.

O disco teve um longo processo de produção devido às interrupções inevitáveis, restrições orçamentárias, aos desencontros, acertos, erros e sortes da principiante neste desafio de gravar o primeiro disco independente. Todas as marcas deste processo estão ali, visíveis, audíveis, sem pedir desculpas, legitimando a honestidade do trabalho e enchendo de orgulho sua autora. “É só o meu jeito / Qualidade e defeito / Basta você me querer bem”.

O encontro com Yves Aworet foi fundamental para o noturna. Yves foi o responsável pelos arranjos, pela execução dos instrumentos e por estabelecer uma unidade sonora ao repertório selecionado por Cássia, valorizando a vocação popular e o vigor roqueiro de suas músicas.

noturna é um disco de pop rock altamente palatável, trazendo consigo bons ecos de Kid Abelha ou Alanis Morissette, por exemplo. Entretanto, a produção autoral de Cássia Novello se impõe inspirada, consistente, relevante, sem jamais banalizar seu trabalho de composição em busca de uma fácil assimilação. Ao mesmo tempo, quando assume os vocais de seu próprio repertório, Cássia também se mostra uma boa e consciente cantora, sem afetação e certeira na dose das interpretações, explorando luzes e sombras de seu belo timbre em diálogo com as melodias.

Em noturna, Cássia Novello agrupa dez canções que têm como principal objeto de inspiração, a noite. É dessas imagens e elementos noturnos que Cássia se vale para ambientar seu disco, conciliando a angústia da insônia e a urgência da vida noturna das cidades, o quarto e a pista de dança, o abajur e os letreiros de neon, a melancolia e a euforia, os inquietos fláneurs notívagos e o sol que vai se pôr debaixo da cama. A compositora divide a autoria de seis canções com seu irmão, o escritor Eric Novello.
noturna põe Cássia Novello na cena, pronta para conquistar seu espaço e público. O convite é feito já nos versos da primeira canção: “Fique comigo e verá as estrelas se atirando no horizonte”. Aceite e boa noite.
BIO
Cássia Novello é cantora e compositora da nova geração do pop rock brasileiro. Seguindo a ideia de que a diversidade enriquece a música, aposta tanto em composições próprias quanto em parcerias. Considera as letras o foco do seu trabalho por influência do irmão, o escritor e roteirista – Eric Novello . Com ele fez músicas como “Terror fantasia e outros mais” e “Cansei de correr”, que tem uma levada mais pop, e “Sapatos Gastos” e “Do meu jeito” que refletem na melodia uma dinâmica psicológica.
Com influência de diversas gerações e estilos, vem trabalhando mais seu lado rock desde a passagem pelo grupo Roof Cats, em que cantava covers de grupos clássicos como The Doors e Pink Floyd, e também de artistas contemporâneos como Alanis Morissete.
Em 2010 participou de dois concursos de composição no site do cantor Leoni, e em ambos, passou por etapas de votação popular.


FAIXA A FAIXA, por Cássia Novello

1. Noturna (Cássia Novello)
Canção de 2006/2007 que se chamava originalmente "Mudando a dimensão". Foi renomeada durante a concepção do álbum, e o novo título ajudou a reforçar o conceito de ambos. Com seis canais de teclados e sintetizadores, é a mais eletrônica do disco. Batidas do coração se misturam ao ritmo da canção, unificando vida e música. Uma dentre três do disco que não são parcerias.
2. Estrelas Acesas (Cássia Novello e Renan Nazzos)
A canção de meados de 2009 foi presente do Nazzos, escrita especificamente para mim. Inicialmente melancólica, ganhou uma roupagem mais suave no dia em que trabalhei nela, para superar a tristeza que me assolava na época. As estrelas, antes invasoras na versão do Nazzos, tornaram-se amigas a me consolar, após a minha intervenção.

3. Terror, fantasia e outros mais (Cássia Novello e Eric Novello)
Me arrisco a dizer que esta canção não foi escrita por Eric Novello, e sim por Lucas Moginie, seu personagem, também escritor, que se inspira em bares e boates, transformando a realidade em ficção. Assim como em seus contos de terror, fantasia e outros mais, nesta canção, o escritor prende-se em folhas de livros e mistura-se com seu personagem. O real é ilusão.

4. Cansei de Correr (Cássia Novello e Eric Novello)
Escrevi a canção em outubro de 2008, período final da faculdade. A letra, que era profundamente triste, ganhou inesperadamente alguns meses depois, uma melodia pop rock, fazendo contraponto e tornando-se quase irônica. O traço irônico ainda foi reforçado por Eric Novello, que reescreveu versos inteiros. Foi a primeira canção que o Yves fez arranjo. Me lembro das lágrimas escorrendo no meu rosto quando ouvi, pois tive a certeza que ele era mesmo o produtor certo para o Noturna.

5. Apolo (Cássia Novello e Eric Novello)
A canção de 2001 marcou o início das parcerias com o meu irmão, antes mesmo de eu tocar violão. Cheguei a apresentá-la num show acústico em 2002. A letra foi complementada por ele, alguns anos depois, com o trecho do final. Na época, ele não via o potencial da canção. Precisei de praticamente 10 anos para convencê-lo.

6. Sapatos Gastos (Cássia Novello e Eric Novello)
É uma das antigas (estimo 2002). Uma das poucas em que Eric se aventurou também na melodia. O universo fantástico já inspirava seus versos, e originalmente "o fim de uma vida imortal" era deste contexto. Já eu, iniciava na escrita, e ter seus primeiros versos aprovados por Eric Novello não é pouca coisa. Achei que seria um dos maiores desafios para o Yves, pois a canção guarda uma mistura de tristeza com vigor de recomeço. Mas, de cara, ele conseguiu expressar perfeitamente.

7. Dez anos depois (Cássia Novello)
Canção minha, de 2007, que demonstra a dualidade da rotina diária com as aventuras noturnas. As duas fases da letra podem ser vividas por dois personagens diferentes ou um único. Percebemos que ela era perfeita para o conceito do disco aos 45 do segundo tempo, sendo a última a ser selecionada. O arranjo do Yves me soa meio retrô, o que casa perfeitamente com a passagem de tempo do título.

8. Platônica (Cássia Novello e Eric Novello)
Amei esta música desde a primeira versão que fiz. Mas, sabia que ela precisava ser uma parceria. Em 2009, Eric Novello já morava em São Paulo e as parcerias não eram tão frequentes. Mesmo assim, pedi que ajudasse a deixar esta música perfeita. Nós dois a reescrevemos algumas vezes. A gravação também foi uma das mais difíceis, precisando de cinco ou seis versões. O trabalho valeu a pena e o resultado faz jus ao potencial que enxerguei desde o início. No contexto do disco, ela se encaixa como uma reflexão típica dos insones.

9. Do meu jeito (Cássia Novello e Eric Novello)
A letra é exatamente a mesma do manuscrito original de Eric Novello. A melodia que fiz fluiu tão naturalmente que não exigiu mudança de nenhuma sílaba, coisa rara. Pedi ao Yves uma viagem espacial, com direito a ida a lua e caminhada pelo sol. Apesar das diretrizes extremamente subjetivas, ele gostou do desafio. O resultado é o seu arranjo favorito do disco.

10. From heaven to hell (Cássia Novello)
Está logo após "Sapatos Gastos" no caderninho antigo. Eu tinha acabado de terminar o curso de inglês e escrever neste idioma era natural. Ela está no disco para representar uma época remota em que eu escrevi muitas canções em inglês. Sempre foi difícil encaixá-la no repertório por parecer muito pesada em relação às demais. Mesmo assim, o Yves conseguiu achar o ponto certo ao inserir elementos eletrônicos, que ajudaram reduzir o peso que eu imaginava para ela, sem comprometer o sentimento guardado na canção.

CONTATOS
cassianovello.com.br 
facebook.com/cassianovello 
twitter.com/cassianovello
contato@cassianovello.com.br

Obrigado pela atenção!
CENA MUSIC.

0 Respostas:

Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Pesquisa